terça-feira, 3 de julho de 2012

População de gatos tidos como bicho de estimação cresce mais que a de cachorros

Deparei-me hoje com esta notícia no Blog Felino (os links para a matéria e vídeo estão no próprio blog).
Há ainda muito preconceito acerca do gato como animal de estimação. Eu já escutei (e tenho certeza de que os amigos gateiros e gateiras também já ouviram) todo tipo de coisa, como os já famosos clichês:  gatos são traiçoeiros (esse é o que mais me arranca risadas), gatos são sujos e transmitem doenças, gatos são interesseiros, gatos não se apegam aos donos. De fato, quando se espera do gato um comportamento que não lhe é típico, tem-se a predisposição de taxar o coitado com tais rótulos. 
Não entendem, por exemplo, que gato não é cachorro e que, por isso, ele possui características, personalidade e temperamento diverso. Isso não significa que um é pior ou melhor do que o outro. Eles são, simplesmente, animais de espécies diferentes, mas igualmente adoráveis e companheiros.

Eu gostei de ler a notícia pois isso mostra que as pessoas estão procurando conhecer melhor o gato e entendê-lo, conforme sua própria natureza. Acho que algumas pessoas cometem engano quando dizem que não gostam de gatos pois não bucam conhecer o comportamento do felino. Muitas vezes, apenas repetem o jargão, mas não tem a mínima ideia do que estão falando. Claro que não estou generalizando, pois existe também a questão de afinidade pessoal a qual deve ser respeitada. 


Fato é que optar por se ter um animal de estimação, seja ele cão ou gato, tem prós e contras, vantagens e desvantagens. Acho que a decisão final vai depender do estilo de vida de cada um, da afinidade com cada tipo de bichinho, e do quanto o balanceamento "vantagens x desvantagens" mostra-se mais favorável. 

E pode-se ter ambos também! Por que não?  


Como canta John Fulton no seu programa no Animal Planet.... 
"Yeah you must love cats! Yeah you must love cats!! 
Yeah you must love cats! And we do, and we do...
and so do you!"

2 comentários:

  1. OLÁ, ALINE!! ADORO ESSE PROGRAMA "VIDA DE GATO" DO ANIMAL PLANET. ACHO QUE O NOME É ESSE. É UMA PENA QUE NÃO TENHO CONSEGUIDO ASSISTIR NO PC... NÃO TÁ PEGANDO MAIS...
    GATO É TUDO DE BOM!! ÊÊÊ!!!
    TENHA UMA LINDA SEMANA E ESPIE AS RECEITAS NOVAS. ESTÃO "UA DILIÇA, UAI!"
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ E PRA CHLOE!

    ResponderExcluir
  2. eu tbm gosto deste programa ...tomara q aumente mais e o preconceito se quebre com relação aos gatos...bjs mari

    ResponderExcluir